Estrutura Normal da Mama

As mamas são os órgãos responsáveis pela produção de leite. Cada uma assenta nos músculos do peito (peitorais) que cobrem as costelas. Têm três estruturas principais: a pele, o tecido sub-cutâneo e o tecido mamário.
A pele é fina e lisa, excepto na auréola e no mamilo. O tecido sub-cutâneo contém essencialmente gordura. O tecido mamário é composto por um conjunto de glândulas, que da porção mais interna do órgão convergem, para a periferia, exteriorizando-se através do mamilo.
Esta estrutura altera-se em função da intensidade e qualidade do estímulo hormonal que recebe a cada momento, o que justifica as mudanças que a mama apresenta ao longo da vida da mulher.

As glândulas mamárias, que têm como principal a secreção do leite, estão situadas na parede
anterior do tórax e são compostas por:
· Ácinos: menor parte da glândula, responsáveis pela produção do leite durante a lactação.
· Lóbulo mamário: conjunto de ácinos.
· Lobo mamário: conjunto de lóbulos mamários que se liga à papila através de um ducto.
· Ductos mamários (Canais lactíferos): conduzem o leite até à papila, através de 15 a 20 canais.
· Tecido glandular: conjunto de lobos e ductos.
· Papila: protuberância elástica onde desembocam os ductos mamários.
· Auréola (Aréola): estrutura central da mama onde se projecta a papila.
· Tecido adiposos: todo o resto da mama é preenchido por tecido adiposo ou gorduroso, cuja quantidade varia com as características físicas, estado nutricional e idade da mulher.

A mama também tem vasos linfáticos que transportam um líquido límpido, a linfa. Estes vasos terminam nuns órgãos pequenos e arredondados, os gânglios linfáticos. Encontram-se perto da mama, nas axilas, acima da clavícula, no peito.